
A TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DIALECTICAL BEHAVIOR THERAPY) É UM MODELO TERAPÊUTICO QUE CONSEGUE INTEGRAR DOIS GRANDES EIXOS FUNDAMENTAIS PARA O TRABALHO COM PACIENTES QUE POSSUEM PROBLEMAS GRAVES E COMPLEXOS EM DIFERENTES ÁREAS DA VIDA.
O PRIMEIRO REFERE-SE À NECESSIDADE DE UM TRATAMENTO ALTAMENTE ESTRUTURADO E ORGANIZADO QUE DÊ, TANTO PARA O TERAPEUTA QUANTO PARA O PACIENTE, SEGURANÇA COM RELAÇÃO À EFETIVIDADE DOS PROCEDIMENTOS QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS E, ALÉM DISTO, FORNEÇA UMA VISÃO CLARA SE O TRATAMENTO ESTÁ AVANÇANDO OU NÃO EM SEUS OBJETIVOS. O SEGUNDO EIXO, POR SUA VEZ, SE TRADUZ NA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO TERAPÊUTICO SER DESENVOLVIDO DE MODO HUMANO, AFETIVO E VALIDANTE. ALÉM DISSO, QUE SEJA BASEADA POR UMA VISÃO EMPÁTICA, NÃO JULGADORA E COMPASSIVA. É DEVIDO À JUNÇÃO DESSES DOIS GRANDES EIXOS QUE A DBT CONSEGUE PROMOVER UMA MUDANÇA EFETIVA TANTO COMPORTAMENTAL COMO EMOCIONAL NESTES PACIENTES.
OS PROFISSIONAIS QUE REALIZAM O TREINAMENTO DBT ESTÃO HABILITADOS A UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS DE FORMA ADEQUADA E PROFICIENTE.
O QUE É DBT?

O QUE É O "D" EM DBT?
O "D“ SIGNIFICA; DIALECTICAL / DIALÉTICA. NA DBT, AS ESTRATÉGIAS DIALÉTICAS AJUDAM TANTO O TERAPEUTA QUANTO O PACIENTE A SE LIBERTAREM DAS INFLUÊNCIAS EXTREMAS E EQUILIBRAREM A ACEITAÇÃO E A MUDANÇA.


O QUE É O "T" EM DBT?
O “T” SIGNIFICA “THERAPY / TERAPIA”. PORÉM, A DBT POSSUI UM FORMATO DE ABORDAGEM DIFERENCIADO: SÃO QUATRO MODOS PRINCIPAIS DE TRATAMENTO, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS PSICOTERAPIAS QUE CONSISTEM EM APENAS UM, COMO A TERAPIA INDIVIDUAL, POR EXEMPLO.
O "B“ SIGNIFICA "BEHAVIOR / COMPORTAMENTAL“. A DBT AVALIA OS COMPORTAMENTOS RELEVANTES PARA, ENTÃO, DIRECIONÁ-LOS PARA AS METAS DO PACIENTE NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA QUE VALHA A PENA SER VIVIDA.
O QUE É O "B" EM DBT?

EM QUAIS CASOS A DBT É RECOMENDADA?
A DBT FOI DESENVOLVIDA, ORIGINALMENTE, PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM INTENSA DESREGULAÇÃO EMOCIONAL QUE APRESENTAM COMPORTAMENTOS SUICIDAS E CONDUTAS AUTOLESIVAS SEM INTENCIONALIDADE SUICIDA CRÔNICAS.
DESDE OS SEUS PRIMEIROS ESTUDOS, E AINDA HOJE, A DBT DEMONSTRA-SE COMO A ABORDAGEM TERAPÊUTICA MAIS EFETIVA QUE EXISTE PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE (TPB). CONTUDO, ATUALMENTE SUAS EVIDÊNCIAS DE TRATAMENTO NÃO ESTÃO MAIS RESTRITAS A ESTE TRANSTORNO.

ELA TAMBÉM SE MOSTRA EFETIVA PARA:






TRANSTORNOS ALIMENTARES
TRANSTORNOS RELACIONADO
AO USO DE SUBSTÂNCIAS
TRANSTORNO DEPRESSSIVO MAIOR (TDM)
TDM CRÔNICA
TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR (THB)
TRANSTORNO DO ESTRESSE
PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)




TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)
TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO,
CASAIS COM INTENSOS
CONFLITOS EMOCIONAIS
OUTROS PROBLEMAS CLÍNICOS
MARSHA LINEHAN
A DIALECTICAL BEHAVIOR THERAPY (DBT) FOI DESENVOLVIDA POR MARSHA LINEHAN. ELA É PHD, ABPP, PROFESSORA DE
PSICOLOGIA E PROFESSORA ADJUNTO DE PSIQUIATRIA E
CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DA UNIVERSIDADE DE
WASHINGTON EM SEATTLE.
ELA TAMBÉM DIRIGE OS TRABALHOS DO BEHAVIORAL
RESEARCH AND THERAPY CLINICAL, UM CONSÓRCIO DE
PESQUISA QUE DESENVOLVE E AVALIA TRATAMENTOS COM MULTIDIAGNÓSTICOS PARA POPULAÇÕES COM GRAVES
DESORDENS. SUA PESQUISA PRINCIPAL É NA APLICAÇÃO
DE MODELOS COMPORTAMENTAIS PARA CASOS SUICIDAS, ABUSO DE DROGAS E TRANSTORNO DA PERSONALIDADE
BORDERLINE (TPB).
LINEHAN É AUTORA DE VÁRIOS LIVROS, INCLUINDO QUATRO
IMPORTANTES MANUAIS DE TRATAMENTO.
É FUNDADORA DO THE LINEHAN INSTITUTE, UMA
ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE AJUDA A
SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DO APOIO À EDUCAÇÃO, PESQUISA E TRATAMENTOS DE BASE CIENTÍFICA.
ELA TAMBÉM É A FUNDADORA DA BEHAVIORAL TECH LLC. A EMPRESA PRESTA CONSULTORIA E DESENVOLVE TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA DIFUNDIR TRATAMENTOS
COMPORTAMENTAIS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS PARA
TRANSTORNOS MENTAIS, ALÉM DE FORMAR PROFISSIONAIS EM TODO O MUNDO, COMO É O CASO DOS QUE PASSAM PELO TREINAMENTO DA DBT BRASIL.
