A TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DIALECTICAL BEHAVIOR THERAPY) É UM MODELO TERAPÊUTICO QUE CONSEGUE INTEGRAR DOIS GRANDES EIXOS FUNDAMENTAIS PARA O TRABALHO COM PACIENTES QUE POSSUEM PROBLEMAS GRAVES E COMPLEXOS EM DIFERENTES ÁREAS DA VIDA.

O PRIMEIRO REFERE-SE À NECESSIDADE DE UM TRATAMENTO ALTAMENTE ESTRUTURADO E ORGANIZADO QUE DÊ, TANTO PARA O TERAPEUTA QUANTO PARA O PACIENTE, SEGURANÇA COM RELAÇÃO À EFETIVIDADE DOS PROCEDIMENTOS QUE ESTÃO SENDO REALIZADOS E, ALÉM DISTO, FORNEÇA UMA VISÃO CLARA SE O TRATAMENTO ESTÁ AVANÇANDO OU NÃO EM SEUS OBJETIVOS. O SEGUNDO EIXO, POR SUA VEZ, SE TRADUZ NA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO TERAPÊUTICO SER DESENVOLVIDO DE MODO HUMANO, AFETIVO E VALIDANTE. ALÉM DISSO, QUE SEJA BASEADA POR UMA VISÃO EMPÁTICA, NÃO JULGADORA E COMPASSIVA. É DEVIDO À JUNÇÃO DESSES DOIS GRANDES EIXOS QUE A DBT CONSEGUE PROMOVER UMA MUDANÇA EFETIVA TANTO COMPORTAMENTAL  COMO EMOCIONAL NESTES PACIENTES. 

 

OS PROFISSIONAIS QUE REALIZAM O TREINAMENTO DBT ESTÃO HABILITADOS A UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS DE FORMA ADEQUADA E PROFICIENTE.

O QUE É DBT?

O QUE É O "D" EM DBT?

O "D“ SIGNIFICA; DIALECTICAL / DIALÉTICA. NA DBT, AS ESTRATÉGIAS DIALÉTICAS AJUDAM TANTO O TERAPEUTA QUANTO O PACIENTE A SE LIBERTAREM DAS INFLUÊNCIAS EXTREMAS E EQUILIBRAREM A ACEITAÇÃO E A MUDANÇA.

O QUE É O "T" EM DBT?

O “T” SIGNIFICA “THERAPY / TERAPIA”. PORÉM, A DBT POSSUI UM FORMATO DE ABORDAGEM DIFERENCIADO:  SÃO QUATRO MODOS PRINCIPAIS DE  TRATAMENTO, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS PSICOTERAPIAS QUE CONSISTEM EM APENAS UM, COMO A TERAPIA INDIVIDUAL, POR EXEMPLO.

O "B“ SIGNIFICA "BEHAVIOR / COMPORTAMENTAL“. A DBT AVALIA OS COMPORTAMENTOS RELEVANTES PARA, ENTÃO, DIRECIONÁ-LOS PARA AS METAS DO PACIENTE NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA QUE VALHA A PENA SER VIVIDA.

O QUE É O "B" EM DBT?

EM QUAIS CASOS A DBT É RECOMENDADA?

A DBT FOI DESENVOLVIDA, ORIGINALMENTE, PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM INTENSA DESREGULAÇÃO EMOCIONAL QUE APRESENTAM COMPORTAMENTOS SUICIDAS E CONDUTAS AUTOLESIVAS SEM INTENCIONALIDADE SUICIDA CRÔNICAS.

 

DESDE OS SEUS PRIMEIROS ESTUDOS, E AINDA HOJE, A DBT DEMONSTRA-SE COMO A  ABORDAGEM TERAPÊUTICA MAIS EFETIVA QUE EXISTE PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE (TPB). CONTUDO, ATUALMENTE SUAS EVIDÊNCIAS DE TRATAMENTO NÃO ESTÃO MAIS RESTRITAS A ESTE TRANSTORNO. 

ELA TAMBÉM SE MOSTRA EFETIVA PARA:

TRANSTORNOS ALIMENTARES

 

TRANSTORNOS RELACIONADO

AO USO DE SUBSTÂNCIAS

TRANSTORNO DEPRESSSIVO MAIOR (TDM)

TDM CRÔNICA

TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR (THB)

TRANSTORNO DO ESTRESSE

PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)

TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO,

CASAIS COM INTENSOS

CONFLITOS EMOCIONAIS

OUTROS PROBLEMAS CLÍNICOS

MARSHA LINEHAN

A DIALECTICAL BEHAVIOR THERAPY (DBT) FOI DESENVOLVIDA POR MARSHA LINEHAN. ELA É PHD, ABPP, PROFESSORA DE 

PSICOLOGIA E PROFESSORA ADJUNTO DE PSIQUIATRIA E 

CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DA UNIVERSIDADE DE 

WASHINGTON EM SEATTLE.  

ELA TAMBÉM DIRIGE OS TRABALHOS DO BEHAVIORAL 

RESEARCH AND THERAPY CLINICAL, UM CONSÓRCIO DE 

PESQUISA QUE DESENVOLVE E AVALIA TRATAMENTOS COM MULTIDIAGNÓSTICOS PARA POPULAÇÕES COM GRAVES 

DESORDENS. SUA PESQUISA PRINCIPAL É NA APLICAÇÃO 

DE MODELOS COMPORTAMENTAIS PARA CASOS SUICIDAS, ABUSO DE DROGAS E TRANSTORNO DA PERSONALIDADE

BORDERLINE (TPB). 

 

LINEHAN É AUTORA DE VÁRIOS LIVROS, INCLUINDO QUATRO

IMPORTANTES MANUAIS DE TRATAMENTO.

É FUNDADORA DO THE LINEHAN INSTITUTE, UMA 

ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE AJUDA A

SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DO APOIO À EDUCAÇÃO, PESQUISA E TRATAMENTOS DE BASE CIENTÍFICA. 

ELA TAMBÉM É A FUNDADORA DA BEHAVIORAL TECH LLC. A EMPRESA PRESTA CONSULTORIA E DESENVOLVE TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA DIFUNDIR TRATAMENTOS 

COMPORTAMENTAIS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS PARA 

TRANSTORNOS MENTAIS, ALÉM DE FORMAR PROFISSIONAIS EM TODO O MUNDO, COMO É O CASO DOS QUE PASSAM PELO TREINAMENTO DA DBT BRASIL.